Dezembro é, provavelmente, o mês com mais frutas na mesa de almoço e jantar dos brasileiros. Afinal, enquanto no hemisfério norte do planeta as pessoas passam a neve e pratos quentes (no sentido literal da palavra), por aqui temos que honrar o clima tropical do hemisfério sul com opções refrescantes e leves.
Isso porque, no fundo, queremos nos empanturrar de comidinhas no fim de ano, mas sem o ônus de precisar de um sal de frutas depois. Só queremos as frutas, mesmo… Hahaha!
E não tem segredo: uma das melhores harmonizações da época são frutas e queijos.
Aí é só caprichar na escolha dos queijos e montar uma mesa leve, saudável, nutritiva e deliciosa. Achou que era impossível ter tudo isso em uma coisa só? Bem… pode chamar essa combinação maravilhosa de milagre de Natal!
E uma das frutas que mais combinam com queijo é a uva! É uma fruta refrescante e com um sabor irresistível.
E nesse post estamos trazendo uma combinação de uva com queijo brie, que tem um perfil de sabor suave e florido suntuoso, porém delicado, e textura cremosa, facilitando o emparelhamento com a uva. Este queijo não é avassalador, por isso é uma forma simples de realçar os sabores dos seus acompanhamentos.
A doçura e a suculência das uvas são uma bela combinação com a textura cremosa do brie, tornando-se um deleite fácil e indulgente. Não é surpresa que as uvas complementam praticamente qualquer queijo.
E aí, já imaginou uma uva com queijo? Não? Então você não sabe o que está perdendo! Anota aí essa receita incrivel!
Ingredientes da receita
- ¼ xícara (chá) de mel
- 300g de uvas verdes sem semente
- Torradas
- 150g de brie, em fatias
Modo de preparo
- Em uma panela coloque o mel e leve ao fogo baixo. Quando abrir fervura, acrescente as uvas e deixe aquecer por 1 minuto. Desligue o fogo e reserve.
- Sobre cada torrada coloque a fatia de brie e acomode um pouco das uva junto com a calda de mel.
- Sirva em seguida
Rendimento: 16 tapas
Tempo de preparo: 15min